Os pelos encravados são um grande causador de foliculite, pois inflamam facilmente. Um dos cuidados que a pessoa que possui foliculite deve ter é higienizar a área afetada com sabonete antisséptico. Os traumas sofridos pela pele com a depilação em cera ou lâmina também propiciam o aparecimento de pelos encravados e inflamação na área. Um dos tratamentos mais indicados para que possui foliculite é a depilação a laser, pois ela diminui as chances do encravamento dos pelos, tornando assim o surgimento da foliculite, mais difícil.
Para os casos mais severos, o dermatologista receita medicamentos, que auxiliam a desencravar os pelos e também remédios via oral para diminuir a inflamação do local.
Dicas para prevenir a foliculite:
- Uma das principais maneiras de prevenir a foliculite é você deixar a sua pele respirar. Evite usar com frequência, roupas justas e de tecidos grossos, principalmente em dias mais quentes.
- Uma grade aliada, quando se trata de prevenir a foliculite, é a esfoliação. Caso a sua pele esteja irritada, ou com alguns dos primeiros sinais de foliculite, é melhor que você não faça esfoliação, pois pode acabar agredindo mais a pele.
- O uso de calça apertadas por um longo tempo, principalmente a jeans, é um dos principais causadores da foliculite Quando usamos roupas mais grossas, não deixamos a pele transpirar da maneira correta, aumentando a chance das bactérias aproveitarem para atacar a região.